A cibersegurança deixou de ser um hobby de geeks para se tornar uma preocupação global de segurança. Com a rápida digitalização dos últimos anos, pessoas, empresas e governos tornaram-se alvos de uma nova ameaça: os ataques cibernéticos.
Em 2023, o FBI relatou o recebimento de 880.418 denúncias de fraudes na Internet, que resultaram em uma perda de US$ 37,5 bilhões. Diante desse cenário, empresas e governos ao redor do mundo buscam urgentemente profissionais capacitados para proteger seus sistemas contra atacantes internacionais anônimos.
“Quando se trata dos motivos para a não adoção de medidas de cibersegurança, as organizações citaram a falta de conhecimento/experiência como o principal desafio (59% para empresas, 56% para organizações sem fins lucrativos). Isso é compreensível, considerando os riscos cibernéticos crescentes e em rápida evolução, o que também contribuiu para a escassez de profissionais da área.” Singapore Cybersecurity Health Report 2023
A International Junior Cybersecurity Olympiad (NJCO) foi criada para introduzir os jovens às tecnologias e ao conhecimento necessário para se tornarem a próxima geração de profissionais em cibersegurança. Com um certificado reconhecido pelo National Cybersecurity R&D Lab (NCL) e pelo Centre for Nurturing Computing Excellence (CeNCE), ambos sediados na School of Computing, NUS, os estudantes de destaque da NJCO terão reconhecimento para seguir suas carreiras nas melhores universidades do mundo.
S$50 milhões serão investidos pela Cyber Security Agency (CSA) para impulsionar o setor de cibersegurança em Singapura.
“À medida que as ameaças cibernéticas continuam a crescer e evoluir globalmente, precisamos de uma força de trabalho forte em cibersegurança para enfrentá-las de forma mais eficaz.”
David Koh, Comissário de Cibersegurança e Diretor Executivo da Cyber Security Agency de Singapura
“Resolver a lacuna de habilidades em cibersegurança só será possível com colaboração internacional.”
Lindy Cameron, CEO do National Cyber Security Centre do Reino Unido
Missão
Popularizar a área de cibersegurança entre estudantes do ensino médio e universitários, organizando treinamentos adicionais para aprimorar o conhecimento e o interesse dos alunos por uma possível profissão futura. Além disso, estimular o desejo de aprofundar-se em temas de tecnologia e cibersegurança.
Para quem é a NJCO?
A NJCO é destinada a estudantes do 7º ao 12º ano e aos alunos do primeiro e segundo anos de graduação. O curso e o exame serão os mesmos para todos, embora a classificação seja feita dentro de cada série.